O bebê alucina o seio …

26/01/2009

… então, a realidade é psíquica. Eidelsztein, no livro mencionado anteriormente afirma que não há realidade psíquica como esta foi pensada por Freud, já que não existe uma face interna e uma face externa do sujeito, da maneira ( isso foi ilustrado por Lacan com a banda de Moebius). Isso permite localizar o inconsciente na linguagem, onde também não há um dentro e um fora.

Acontece que enquanto leio “La Topologia en la Clínica Psicoanalítica”, leio também o Tractatus de Wittgenstein: primeira proposição: “O mundo é tudo que é o caso.” Comentário sobre essa proposição: “O mundo é a totalidade dos fatos, não das coisas.” Mais para a frente: “Nós representamos (imaginamos) fatos para nós mesmos” e “Uma representação (imagem) é um fato.”

O que tento fazer aqui é pensar a partir da intuição de que, na clínica psicanalítica, a fala é o fato, e todo o fato é fala.

Sobre a facticidade da fala, faço recurso a Marx e Engels:

“Desde o começo pesa uma maldição sobre o espírito, a de ser maculado pela matéria que se apresenta aqui em forma de camadas de ar agitadas, de sons, em resumo, em forma de linguagem. A linguagem é tão antiga quanto a consciência – a linguagem é a consciência real, prática, que existe também para os outros homens, que existe, portanto, também primeiro para mim mesmo e , exatamente como a consciência, a linguagem só aparece com a carência, com a necessidade dos intercâmbios com os outros homens.”

A linguagem se efetiva em “camadas de ar agitadas” … esse é o fato analítico.

Isso deveria servir para acalmar os críticos marxistas que acusam a psicanálise de ser uma prática individualista.

O que escutar na poltrona a partir dessa construção? Nem fantasias, nem realidades psíquicas … toda a realidade é psíquica, e fantasias são arranjos de significantes que enlaçam o real e o imaginário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: