E se o corpo não for a alma, o que é a alma?

13/03/2009

arco

Na semana passada ouvi, em uma palestra, alguém, um psicanalista, afirmar que não somos um corpo, mas temos um corpo. O que significa isso?!?!?!? Um retorno a Descartes? Somos uma alma que tem um corpo? Não!!!!!!!

Tanto o verbo ter, quanto o verbo ser, em nossa gramática, podem ser usados com sentido quando o objeto é o corpo. Isto é, posso dizer tanto eu sou esse corpo, quanto eu tenho esse corpo.

No entanto, a fala de uma paciente me chamou atenção para a distinção do sentido na utilização desses dois verbos em relação ao corpo. Ela descrevia uma crise de angústia a partir dos sintomas corporais (dormência, palpitação, dor) e dizia que, na angústia, tudo vinha de uma só vez: os sintomas tomavam o corpo todo. Se eles viessem separadamente, ela não se angustiaria: se viesse somente a dor na mão, ou a palpitação, ou a dormência nas pernas …  No real da angústia, ela é  o corpo, e gostaria de ter uma mão que doesse, uma perna que formigasse, um corpo recortado imaginariamente e articulado simbolicamente. Penso que somos um corpo (real) que tem um corpo (imaginário e simbólico).  O que comumente se chama alma, é o corpo que somos.

Traduzi uns versos de Walt Whitman que se encerram com uma pergunta que faz pensar sobre o tema:

Eu canto o corpo, elétrico,
As multidões daqueles que eu amo me envolvem e eu os envolvo,
Eles não me deixarão ir até que eu vá com eles, reaja a eles,
e os purifique, e os carregue plenamente com a carga da alma.

Foi posto em dúvida se aqueles que corrompem seus próprios corpos escondem eles mesmos?
E se aqueles que profanam os vivos são tão maus quanto aqueles que profanam os mortos?
E se o corpo não fizer plenamente o mesmo tanto que faz a alma?
E se o corpo não for a alma, o que é a alma?

Deixe um comentário

